13 de Janeiro de 2016
Açúcar é tão bom, pena que faz mal! É muito difícil aliar sabor e saúde quando o assunto são os carboidratos refinados, nutrientes diretamente ligados à problemas de saúde metabólicos como o diabetes tipo 2, a obesidade e asíndrome metabólica. No entanto, cientistas do centro de pesquisa da Universidade de Montreal (Canadá) encontraram uma enzima que pode ser a solução para estes problemas.
A glicerol-3-fosfato-fosfatasa, ou simplesmente G3PP, é uma enzima envolvida no metabolismo de energia dentro da célula, que tem a glicose como um dos combustíveis. A expressão dessa enzima pode controlar a quebra da glicose nas células beta do pâncreas. Dessa forma, ela também influencia na produção da insulina, hormônio que coloca o açúcar para dentro das células.
Além disso, o G3PP pode proteger os órgãos, inclusive o pâncreas, dos efeitos tóxicos do excesso de glicose no organismo, ao degradar o glicerol-3-fosfato, substância que aumenta quando há muito açúcar no sangue e pode degradar os tecidos do corpo.
Por fim, ela também, regula outros processos fisiológicos, como o acúmulo de lipídios nas camadas de gordura no corpo e o metabolismo dos nutrientes. Quando esses processos não funcionam direito, a pessoa pode ter obesidade, diabetes tipo 2 ou mesmo doenças cardiovasculares. Portanto, descobrir e conhecer melhor essa enzima ajudará a oferecer novas alternativas para tratamento de doenças metabólicas.