Arena Sertaneja
13:00 às 20:00
Altinópolis, Domingo, 24 de Novembro de 2024
“Chances de perdermos os Jogos Abertos são enormes”, diz secretário

25 de Agosto de 2015

O secretário de esportes de Ribeirão Preto, Layr Luchesi Júnior, afirmou que dificilmente Ribeirão Preto terá condições de sediar os Jogos Abertos do Interior - que será entre os dias 26 de outubro a 7 de novembro - caso a decisão da Justiça de não interromper as aulas para que as escolas sirvam de alojamento para os atletas seja mantida.



- É lógico que vamos recorrer dessa decisão, mas se ela for mantida nós já estamos avisando o Governo do Estado de São Paulo que são mínimas as chances de Ribeirão Preto manter os Jogos Abertos do Interior. Mesmo não tendo recebido essa informação de maneira oficial, a chance de nós perdermos os Jogos Abertos são enormes - afirmou Luchesi em entrevista à Rádio CBN de Ribeirão.



Por meio do juiz da Vara da Infância e Juventude, Paulo César Gentile, que concedeu liminar aos pedidos na ação civil pública movida pelo promotor Ramon Lopes Neto, a Justiça proibiu a Prefeitura de Ribeirão Preto de suspender as aulas e de utilizar escolas como alojamento para os atletas durante os Jogos Abertos. Ao todo, 143 escolas iriam alojar delegações de 240 municípios. De acordo com o promotor, as escolas são consideradas serviço público de caráter essencial, "em especial nos bairros periféricos mais fragilizados, diversas são as crianças que encontram nos cuidados e na alimentação das creches e pré-escolas a fonte de sua sobrevivência saudável, além da garantia, durante sua permanência na creche e pré-escola, do desempenho de atividade laborativa por seus pais", informa trecho da decisão judicial.



Caso a decisão seja confirmada, Ribeirão Preto seria a primeira cidade a ter que desistir dos Jogos Abertos por não tem como abrigar as delegações, segundo o secretário de esportes.

- São cerca de seis mil atletas que ficariam nessas escolas, atletas que vão disputar as Olimpíadas, atletas de ponta. Todas as cidades do estado de São Paulo recebem os Jogos Abertos e abrigam nas suas escolas. Ribeirão não está fazendo nada diferente - falou Luchesi.



Saiba mais:



Com aproximação dos Abertos, Cava do Bosque sofre com falta de estrutura

Confira mais notícias de Ribeirão Preto e região

Outra alegação da Justiça é que as EMEI’s (Escola Municipal de Ensino Infanti) não possuem estrutura para abrigar delegações adultas, uma vez que contam, por exemplo, com sanitários pequenos, adaptados para crianças. A prefeitura previa utilizar 43 EMEI’s como alojamentos.

De acordo com Luchesi, o planejamento para a realização dos Jogos vem sendo feito desde o ano passado, quando juiz, promotor e procurador do estado já estavam cientes do planejamento da Prefeitura. As escolas anteciparam a volta às aulas no segundo semestre e também houve alteração do recesso dos professores de julho para outubro.



Governo do Estado



Em nota, a Diretoria Regional de Ensino de Ribeirão Preto informou que ainda não foi notificada a respeito da decisão judicial e justificou que o "calendário escolar de 2015 de escolas estaduais da cidade levou em consideração a edição deste ano dos Jogos Abertos".

Assim como nas escolas municipais, as estaduais anteciparam de agosto para julho a volta às aulas no segundo semestre, sem perda de conteúdo aos alunos, assim como a alteração do recesso dos professores de julho para mesma semana de outubro.



Contato: 16 3665.2000
Rua Rio Grande do Sul, 45 - Jardim Xavante - Altinópolis/SP
Todos os direitos reservados