10 de Julho de 2015
Um novo vírus de estômago que foi detectado na província de Guangdong, na China, agora parece estar se espalhando por todo o globo. Conhecida como GII.17, a infecção provoca vômitos e diarreia e pode infectar milhões de pessoas no mundo inteiro, de acordo com os pesquisadores. As informações são do Shanghaiist.
As preocupações com uma possível epidemia da doença ficaram elevadas depois que vários passageiros de um cruzeiro que partiu da Escandinávia recentemente apresentaram sinais de infecção.
Surtos de norovírus (tipo de vírus que pode ser transmitido por meio do consumo de alimentos crus manipulados por mãos infectadas) são mais frequentes no inverno, mas o número de infecções ocorridas nos meses mais quentes pode determinar quão grave o surto será quando as estações frias chegarem.
Casos de infecção pelo GII.17 já surgiram na América do Norte, América do Sul, Europa e África, de acordo com um artigo escrito por cientistas que acompanham o desenvolvimento dos casos.
Por enquanto, ainda não há tratamento ou prevenção para o GII.17. No entanto, uma empresa farmacêutica com sede em Osaka, no Japão, alega ter a “vacina mais avançada em desenvolvimento".