24 de Junho de 2015
Ontem terça-feira (23), o primeiro e único CD de estúdio dos Mamonas Assassinas completa 20 anos de seu lançamento. As músicas do grupo marcaram gerações! Sucessos como Robocop Gay e Pelados em Santos fizeram história pela irreverência e conquistaram o Brasil pelo som único da banda, que unia rock a sons tipicamente brasileiros, como brega e forró, em letras bem-humoradas .
Os Mamonas Assassinas nasceram como a banda Utopia, formada por Sérgio, Bento e Samuel, que tocavam bateria, guitarra e baixo, respectivamente. Em 1990, eles se apresentavam em bares com covers de bandas famosas, até que um dia a plateia pediu para que eles tocassem uma música do Guns 'n' Roses. Como não sabiam, pediram a ajuda de um fã da plateia, que era ninguém menos que Dinho. O jeito debochado dele rendeu ao músico o posto de vocalista da banda.
Como vocalista, Dinho levou mais um integrante para a banda, o tecladista Júlio. Aos poucos, eles perceberam que paródias e músicas debochadas faziam mais sucesso com o público do que os covers famosos e decidiram mudar o rumo do grupo, incluindo o nome. E aí nasceram os Mamonas Assassinas.
Em 1995, a banda conheceu o produtor Rick Bonadio durante um show em Guarulhos e gravou o primeiro e único álbum da banda, Mamonas Assassinas, que vendeu 3 milhões cópias no Brasil. Em 2006, foi lançado o disco Mamonas Assassinas: Ao Vivo, em comemoração aos 20 anos de história da banda.
A banda conquistou desde crianças, que se divertiam com as danças e o jeitão irreverente da banda, até adultos, que se identificavam com as letras das músicas.
Entre os sucessos dos Mamonas, estão as músicas Pelados em Santos, Vira-Vira, Robocop Gay e Uma Arlinda Mulher, Sabão Crá Crá e Sábado de Sol.
Apesar do sucesso estrondoso, a banda teve pouco mais de sete meses de vida, tendo sua história interrompida de forma brusca com um acidente de avião na Serra da Cantareira, em São Paulo. O Brasil ficou de luto após a morte dos cinco integrantes da banda mais famosa da época. Mesmo assim, o jeito irreverente do grupo entrou para a história e, até hoje, o lugar deixado por eles no cenário pop brasileiro não foi preenchido.