26 de Dezembro de 2014
Em um ano em que o Brasil não deve crescer nem 1%, as vendas pela internet durante o período do Natal surpreendem e ficam acima da expectativa. O comércio eletrônico rendeu para a data R$ 5,9 bilhões. Os dados são da empresa especializada em informações do comércio eletrônico E-bit.
A quantia superou a previsão inicial de vendas para o Natal deste ano que era de R$ 5,2 bilhões.
De acordo com o levantamento, foram feitas 15,2 milhões de encomendas, e em média os consumidores gastaram R$ 388. Segundo o diretor executivo da E-bit, Pedro Guasti, em momentos de instabilidade da economia, como foi este final de ano, as pessoas intensificaram as compras pela internet, representando que elas podem estar em busca de conveniência para efetuar as aquisições.
A Black Friday no dia 28 de novembro impulsionou as vendas e representou até 20% de todo esse faturamento. Neste ano também 1,5 milhão de pessoas passaram a fazer pedidos pela internet para o Natal.
Os preferidos são artigos de moda e acessórios, cosméticos, perfumaria e saúde, eletrodomésticos, telefonia e celulares e informática.
s compras realizadas por meio dos celulares também se intensificaram. Em 2013, elas representaram 4,8% do faturamento total e 4,5% dos pedidos. Já neste ano passaram para 8,8% do faturamento (crescimento de 82%) e 8,8% do total de pedidos (crescimento de 96%).
As categorias mais pedidas são cosméticos, perfumaria e saúde, eletrodomésticos, moda e acessórios, telefonia e celulares, brinquedos e games.