05 de Dezembro de 2014
Os estrangeiros que moram em São Paulo poderão se cadastrar a partir desta segunda-feira (8) para receber o benefício do Bolsa Família. Para participar, o imigrante terá que cumprir os pré-requisitos do programa do Governo Federal, como ter renda igual ou inferior a meio salário mínimo per capita ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
O cadastramento será feito no Crai (Centro de Referência e Acolhida para o Imigrante), localizado na região central. Só poderá participar os estrangeiros que estejam legalmente no Brasil e tenham, ao menos, um documento, como o CPF ou Carteira de Trabalho. De acordo com a Prefeitura de São Paulo, estima-se que vivam cerca de 370 mil imigrantes nesta condição.
A concessão do benefício só foi possível após negociações da prefeitura com o Ministério do Desenvolvimento Social. Além do Bolsa Família, os estrangeiros também poderão participar de outros programas sociais como o Minha Casa Minha Vida.
A ação de cadastramento faz parte da programação do 2º Festival de Direitos Humanos, que será realizado entre os dias 8 e 14 de dezembro, como parte da comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos, que acontece todo dia 10 de dezembro.