20 de Novembro de 2014
Três cidades da região de Ribeirão Preto (SP) estão em alerta para epidemia de dengue em 2015, segundo o Ministério da Saúde. O Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), divulgado na terça-feira (18), aponta Ribeirão, Jaboticabal e Brodowski (SP) como potenciais regiões epidêmicas da doença.
Segundo o levantamento, Ribeirão Preto apresenta o índice 1,4 para infestação do mosquito transmissor da doença, Brodowski, 1,7, e Jaboticabal 1,8. As três cidades têm o número de larvas do mosquito da dengue acima do normal.
A pesquisa foi elaborada pelo Ministério da Saúde em 1.737 cidades brasileiras e tem como base informações dos estados e municípios. O levantamento é considerado um instrumento para orientar ações de controle e prevenção da dengue.
Os dados do LIRAa revelam que 135 municípios brasileiros estão em situação de risco para a ocorrência de epidemias de dengue, 612 estão em alerta e 990 cidades apresentam índice satisfatório.
Segundo o Ministério da Saúde, os municípios classificados como de risco apresentam larvas do mosquito em mais de 3,9% dos imóveis pesquisados. É considerado estado de alerta quando menos de 3,9% dos locais têm larvas e satisfatório quando o índice está abaixo de 1%.