22 de Outubro de 2014
Após decretar situação de emergência, a Prefeitura de Cristais Paulista (SP) decidiu suspender as aulas nas escolas municipais devido ao racionamento de água, que chega a durar 20 horas por dia. Cerca de 1,6 mil estudantes ficarão sem aula até o próximo dia 29 de outubro, porque a falta de abastecimento tem prejudicado o preparo da merenda e até o uso dos banheiros nos colégios.
A secretária de Educação, Ana Rosa Menecucci Leonar, explica que a decisão foi tomada porque os reservatórios das escolas não estão conseguindo atender a demanda dos alunos. Ela destaca, no entanto, que a media não prejudicará o calendário letivo, uma vez que já não haveria aula na próxima sexta-feira (24), quando os colégios serão preparados para as eleições, e também na segunda (27) e terça-feira (28), por conta do feriado pelo Dia do Servidor Público.
Racionamento
Há pelo menos um mês os moradores de Cristais Paulista tem o abastecimento de água prejudicado por 20 horas por dia - o serviço só é reestabelecido entre 6h30 e 7h30, entre 10h30 e 11h30, e das 17h30 às 19h30. Segundo a Prefeitura, o nível do reservatório que atende a cidade está com nível crítico devido à falta de chuvas. Ao mesmo tempo, o tempo quente e seco fez com que o consumo de água na cidade passasse de 1,6 milhão para 1,8 milhão de litros por dia.
Uma lei municipal aprovada na última terça-feira (14) também prevê multa aos moradores que forem flagrados desperdiçando água. Primeiro, o munícipe é notificado e, caso seja constatada a reinscidência, pode ser multado em R$ 100. O chefe de gabinete da Prefeitura, Marcos José da Silva, disse que a administração já recebeu vídeos e fotos com denúncias, que estão sendo apuradas.
Ainda de acordo com Silva, a administração já concluiu o projeto para perfuração de um poço artesiano e a construção de uma nova adutora. Enquanto isso, oito caminhões-pipa trabalham 24 horas por dia para atender os moradores. “Nosso planejamento já nem espera mais a chuva. Assim que dermos início à obra, em torno de sete dias é capaz de estar concluída.”