às
Altinópolis, Terça-Feira, 26 de Novembro de 2024
Ribeirão Preto confirma 2º caso de raiva animal e antecipa vacinação

21 de Outubro de 2014



O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Ribeirão Preto (SP) confirmou nesta segunda-feira (20) o segundo caso de raiva animal registrado este ano no município. O animal infectado é um cão de raça não definida, encontrado por uma moradora no bairro Vila Albertina, na zona norte, no último dia 8 de outubro. O animal precisou ser sacrificado e uma amostra do cérebro foi encaminhada ao Instituto Pasteur, em São Paulo (SP). A confirmação da doença foi comunicada à Secretaria de Saúde no sábado (18).





Diante da situação, a Prefeitura anunciou que vai vacinar nesta terça-feira (21) todos os animais domésticos da região onde o cão foi encontrado. A campanha de vacinação contra raiva no município, que aconteceria a partir do dia 3 de novembro, também foi antecipada para 25 de outubro, como medida de prevenção. Segundo a Secretaria de Saúde, a expectativa é que sejam aplicadas 67 mil doses da vacina antirrábica.

Este é o segundo caso de raiva animal registrado em Ribeirão Preto este ano. O primeiro foi confirmado na última quinta-feira (16): um cão internado em uma clínica veterinária no Jardim Salgado Filho, também na zona norte, morreu no dia 8 de outubro. Segundo o CCZ, os dois cães foram contaminados por morcegos que portavam a doença. Os casos, no entanto, não têm relação entre si, de acordo com a Secretaria de Saúde.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde de Ribeirão, Maria



Luiza Santa Maria, o segundo cão contaminado ficou em observação no CCZ desde o dia em que foi encontrado. Diante da suspeita da doença, o animal foi sacrificado no dia 9 de outubro. A mulher que levou o cachorro até o CCZ foi localizada nesta segunda-feira (20) e encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município para receber soro antirrábico. Segundo Maria Luiza, ela já havia sido vacinada contra raiva na infância, aos 11 anos de idade.

Bloqueio

Nesta terça-feira (21), a Prefeitura realizará a vacinação de todos os animais domésticos na região onde o cão foi encontrado. "O bloqueio ocorrerá num raio de 500 metros do local onde o cão foi encontrado na Vila Albertina. A vacinação ocorrerá casa a casa, das 8h às 16h", afirma Maria Luiza.





A partir desta terça, os cincos distritos de Vigilância em Saúde também disponibilizarão a vacina contra a raiva para outros animais domésticos, com atendimento das 9h às 16h. O posto de vacinação do CCZ também permanecerá aberto a partir desta segunda, das 7h às 19h, para atender os proprietários interessados em vacinar os pets. O serviço funcionará aos sábados, domingos e feriados.

Campanha antecipada

A campanha estadual de vacinação contra raiva animal, prevista para acontecer a partir do dia 3 de novembro, foi antecipada em Ribeirão Preto para o dia 25 de outubro. Segundo a Secretaria de Saúde, a expectativa é que sejam aplicadas 67 mil doses da vacina em cães e gatos a partir de 3 meses. Maria Luiza não descarta, no entanto, que a faixa etária dos animais possa ser alterada. "Considerando que temos dois casos confirmados da doença, vamos reavaliar com o Instituto Pasteur se há necessidade de mudança na faixa etária dos animais para receber a vacina", conclui.





Somente este ano, o CCZ identificou sete morcegos contaminados com raiva em Ribeirão. O animal é considerado o principal transmissor da doença em cães e gatos. Eles foram recolhidos no Centro e nos bairros Quintino Facci I, Simioni, Campos Elíseos, Jardim Maria Casagrande e Alexandre Balbo.



Do G1 Ribeirão e Franca



Contato: 16 3665.2000
Rua Rio Grande do Sul, 45 - Jardim Xavante - Altinópolis/SP
Todos os direitos reservados