25 de Julho de 2014
A massa de ar polar chegou e derrubou as temperaturas no Sul do país. Em Urupema, serra de Santa Catarina, a temperatura nesta manhã foi de 1°C, mas com sensação térmica de -15°C. Em São Joaquim, na mesma região, a mínima foi de 1,9°C, mas o sentimento de frio nas ruas chegou a -4,7°C.
Não houve registro de neve nesta madrugada e como nos próximos dias o tempo ficará mais seco, a possibilidade é maior para a ocorrência de geadas ao longo do fim de semana nas regiões de serra de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
O frio nesta manhã já está mais intenso do que no mesmo horário ontem. Em Porto Alegre, por exemplo, a temperatura mínima de quinta-feira foi de 10°C, enquanto a sexta-feira amanheceu com 8°C e sensação térmica de 4°C.
“O frio prosseguirá até a próxima segunda-feira, sendo o domingo o dia mais gelado do período, com mínimas negativas na serra Geral”, explica o meteorologista da Somar, Celso Oliveira. A temperatura máxima também despencará, não passando dos 15°C no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e oeste e sul do Paraná até o sábado.
Depois disso, no decorrer da semana que vem, a temperatura voltará a subir em toda a região Sul. O calor da tarde retornará a partir de 1° de agosto e vai durar até pelo menos 6 de agosto, especialmente no Paraná.
Em Altinópolis, a máxima não passa de 19º nesta sexta-feira.